Dia de Finados, Dia de saudades, esperança e fé

Postado em 04 novembro 2017 por Paróquia São José de Osvaldo Cruz

DSC_0448

Na manhã desta última quinta-feira (2), a Paróquia São José de Osvaldo Cruz, para celebrar a memória dos falecidos, no Dia de Finados, realizou missa e procissão. A celebração Eucarística aconteceu na capela da comunidade Santa Luzia e foi presidida pelo pároco, Pe. Rogério de Lima Mendes,Cp.

DSC_0323Em sua homilia Pe. Rogério disse que a liturgia de hoje não nos leva a celebrar a morte, nem a cultivar no coração a tristeza, neste dia celebramos a ressurreição. Neste dia existe alguns pontos que nos iluminam e dão sentido a nossa fé.
Em Cristo nós morremos, em Cristo nós ressuscitamos. Para os que creem, e nós cremos, a morte não é o fim, ela possibilita a cada um de nós, o reencontro com Deus, na sua infinita bondade e misericórdia.
O dia de hoje é um dia muito oportuno para que nós possamos fazer memória de nossos entes queridos, pois eles deixaram para nós, legados de fé, bondade, amor, justiça, caridade e fraternidade.
Hoje é também um dia oportuno para valorizarmos a vida, que é um presente de Deus para cada um nós. É no aqui e agora de nossa existência, que nós vamos construindo um mundo melhor. É ao longo da vida, no aqui e no agora de nossa vida que nós vamos amar, fazer o bem, lutar por um mundo melhor, não devemos deixar para o amanhã o que podemos fazer hoje. É exatamente agora, que com a nossa vida, podemos fazer a diferença, na vida da família, na vida de sociedade, na vida da igreja e consequentemente na vida de todo mundo.
Ao pensar na morte dos nossos entes queridos, somos convidados a valorizar a vida, não podemos viver de qualquer jeito, não podemos viver a nossa vida de modo inconsequente, pois ela é um presente de Deus e Deus embora misericordioso, bom e justo, vai cobrar as nossas atitudes. A vida, embora bonita, é passageira, nós somos de Deus, viemos de Deus e para Deus estamos peregrinando. Nossos entes simplesmente concluíram essa peregrinação. Nós não morremos para tudo acabar ali no túmulo, nós morremos para encontrar o nosso Deus, para ir ao encontro daquele que nos criou.
Após a missa aconteceu a procissão, onde o Ministro da Palavra João José de Silva, conduziu os fieis até o cemitério municipal da cidade.

DSC_0549Chegando ao cemitério Pe. Rogério convidou os fieis a irem até a sepultura do Cb PM sebastião Zanetti, falecido em serviço, e foi feita a leitura de uma carta de agradecimento, pelo 1° Ten PM Rodrigo em nome do Comandante Geral Nivaldo César Restivo. Foi visitado também a sepultura do Sargento PM Espolaor juntamente com seus familiares. Todos os anos a Policia Militar participa da celebração da missa de finados. Estavam presentes o Sub Comandante da 3ªCia PM Rodrigo César Afonso, Subtenente PM Idalto Flores de Carvalho Neto e o Cabo PM Rosemeire Florentino Garbulho. Todos os anos a Policia Militar participa da celebração de finados fazendo a memória aos militares que morreram no cumprimento do dever.
Na certeza de que Deus nos acolherá não devemos temer a morte. Dai-nos a todos a alegria da esperança na Ressurreição prometida e que todos aqueles que buscam o Senhor com o coração sincero e que morreram na esperança da Ressurreição descansem em paz.
Pascom – Paróquia São José de Osvaldo Cruz-SP
Fotos e Texto: Carla Dias