A Pastoral da Música e seu louvor em canções

Postado em 29 abril 2015 por Paróquia São José de Osvaldo Cruz

musico-orandoApresentamos um resumo do que é a Pastoral da Música, espaço onde aqueles que mantém afinidade com instrumentos, composições e o próprio cantar poder atuar, ofertando seus dons.

A música é uma das mais belas expressões de arte, podendo ao mesmo tempo comunicar sentimentos. Daí sua importância para a Igreja. O acompanhamento dos músicos durante missas e celebrações acrescenta muito, pois torna o momento mais bonito. O louvor da própria canção também engrandece a fé.

Música católica não é apenas a música litúrgica. Existe todo um repertório com temática claramente católica escrito não para o uso na celebração da Eucaristia, mas em grupos de oração e louvor; na evangelização; na catequese; nos demais sacramentos, principalmente no matrimônio, que exige um repertório adequado; e assim por diante.

O músico católico, entendido aqui como aquele que compõe ou executa música católica, é alguém com uma vocação bem específica. É a rigor um artista, pois lida com a arte, e deve possuir portanto um talento e uma formação bem específicos. Por isso, faz-se necessário uma estrutura eclesial que lhe dê suporte: é a isso que a Pastoral da Música se propõe.