A Pastoral da Saúde e seu amor pela vida

Postado em 07 abril 2015 por Paróquia São José de Osvaldo Cruz

19042012071844PASTORAL_DA_SAUDENo Dia Mundial da Saúde, falamos sobre a importância e o funcionamento da Pastoral da Saúde, dedicada a cuidar da vida daqueles que precisam de apoio no cuidado com seu bem-estar. Saúde, hoje, é o benefício de maior valor para a maioria da população, e portanto este grupo nasceu, dedicado a manter a vida de todos que lhes vier ao caminho.

Conheça cum pouco melhor o trabalho da Pastoral da Saúde. Venha conosco, contribua com seus talentos e ajude a Pastoral no cuidado com os que mais precisam!

Missão: ” Defender, promover, preservar, cuidar e celebrar a vida, tornando presente na sociedade de alguns tempos hoje a missão libertadora de Cristo no mundo da saúde”.

O que é

A Pastoral da Saúde atua em três dimensões que a configuram como uma pastoral diferente e mais abrangente que àquela anteriormente denominada de Pastoral do Enfermo. Sua abrangência chega a setores importantes da sociedade que têm um papel decisivo na política de saúde da nação. As dimensões são:

• Dimensão solidária: vivência e presença samaritana junto aos doentes e sofredores nas instituições de saúde, na família e na comunidade. Ela visa atender a pessoa integralmente nas dimensões física, psíquica, social e espiritual.
  • Dimensão comunitária: visa a promoção e educação para a saúde. Relaciona-se com a saúde pública, atuando na prevenção das doenças. Procura valorizar o conhecimento, sabedoria e religiosidade popular em relação à saúde.

• Dimensão político-institucional: atua junto aos Órgãos e Instituições Públicas e Privadas que prestam serviço e formam profissionais na área da saúde. Zela para que haja reflexão bioética, formação ética e uma política de saúde sadia, para que os seus agentes sejam articuladores e fiscalizadores das decisões no setor saúde, participando ativamente dos Conselhos de Saúde.

Atividades

As atividades que a Pastoral da Saúde desenvolve junto à comunidade e à sociedade são várias. Vão desde a atenção aos doentes até a articulação junto a entidades governamentais responsáveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Pastoral da Saúde acontece com prioridade nas comunidades, conselhos de saúde, escolas, associações de bairros, sindicatos e em todos os espaços onde os cidadãos participam.

Projetos

Podemos listar, ainda, alguns dos vários projetos que estão sendo desenvolvidos, exclusivamente, pelo esforço e trabalho dos nossos agentes, não tendo nenhum colaborador financeiro ou mantenedor, tais como: Cursos de Capacitação; Apoio a Centros de Convivência para Idosos; Reciclagem de Lixo; Farmácias Verdes (fitoterápicos) e Farmácias Comunitárias (alopáticos); Saúde no Lar; Escola da Saúde; Pense Bem; Projeto de parceria com a ABRAZ, entre tantos outros.

Nossa missão não é fácil, mas temos a força interior que impera em todos os nossos corações: o amor. É ele que nos renova e nos impulsiona cada vez mais a trabalhar pelo Reino de Deus. Temos certeza de que estamos promovendo o bem de todos os filhos de Deus e, ainda, estamos cientes de que tudo isto é um desafio, mas, acima de tudo, uma compensação de nascer e ter vivido e não apenas existido Dr. André Luiz de Oliveira Coordenador Nacional da Pastoral da Saúde – CNBB.