Apostolado da Oração: caminho de espiritualidade

Postado em 28 maio 2015 por Paróquia São José de Osvaldo Cruz

1422549261Falamos sobre mais um movimento eclesial que busca unir a comunidade cristã por meio da fraternidade e do serviço. É o Apostolado da Oração (AO), disponível a todos para a vivência da amizade na oração e formação de apóstolos de Jesus Ressuscitado na vida diária.

A intimidade com Jesus, alimentada na oração cotidiana, faz com que a  pessoa se torne interiormente disponível para a missão de Cristo, desejando colaborar com Ele na redenção do mundo.

O Apostolado da Oração é também uma rede mundial de oração ao serviço dos desafios da humanidade e da missão da Igreja, expressos nas intenções mensais de oração do Papa. Esta rede mundial de oração conta com mais de 40 milhões de pessoas, presentes em 86 países.

Proposta espiritual do AO

A atitude de disponibilidade apostólica que o AO propõe deve ser fruto do amor. Ou seja, deve nascer de uma relação pessoal, íntima e afetiva com Jesus Cristo crucificado e ressuscitado, na qual nos descobrimos amados e oferecemos a nossa disponibilidade como resposta de amor.

Para nos ajudar a viver esta disponibilidade, mesmo nas pequenas coisas de cada dia, o AO propõe algumas práticas espirituais e um itinerário formativo: O caminho do coração, cujo objetivo é unir a vida e o coração dos cristãos à vida e ao Coração de Jesus, oferecendo ao Pai, juntamente com Jesus, sob a ação do Espírito Santo, tudo o que somos e temos, com simplicidade e entusiasmo.

Apostolado da Oração na prática

Os três momentos de oração ao longo do dia:

Com Jesus pela manhã

05manha-300x181Ao iniciar o dia, peço ao Pai que me faça disponível à missão do seu Filho para este novo dia, oferecendo o que sou e o que tenho. Posso expressar este oferecimento usando palavras minhas ou recorrendo a uma oração de oferecimento escrita. Peço ao Espírito Santo que abra o meu coração às necessidades e desafios da humanidade e da missão da Igreja, e rezo por eles segundo as intenções do Papa para este mês.

Com Jesus durante o dia

06dia-300x181Em vários momentos, mais ou menos longos, em caminho ou em repouso, em casa ou no trabalho, tomo consciência de estar na presença do Senhor e renovo-lhe a minha disponibilidade.

Com Jesus à noite

07noite-300x181

No final do dia, num momento de silêncio, peço ao Espírito Santo que me ajude a reconhecer a presença de Jesus comigo durante esse dia e pergunto-me de que modo fui disponível à sua missão. Vejo como fui obstáculo à sua ação na minha vida e peço-lhe que, na sua misericórdia, transforme o meu coração. Peço-Lhe ajuda para viver outro dia unido a Ele.

Cada um escolherá aquilo que mais o ajude a viver estes momentos de oração: uma imagem de Jesus, um crucifixo, um lugar especial, usando meios digitais, etc.

Sempre vivendo…

… A Eucaristia, que o conduz à experiência interna do Coração de Jesus e o dispõe a viver com Ele e ao seu estilo, ao serviço da sua missão. A entrega de Jesus pela humanidade que se faz realidade em cada Eucaristia é, para o AO, o modelo de oferecimento e disponibilidade.

… O amor e a devoção a Maria, modelo de disponibilidade apostólica, cujo coração está cheio de Jesus e dos seus projetos.

… A participação num grupo de vida, em união com outras pessoas que vivem o AO. Em Osvaldo Cruz, o grupo é unido e acolhe todos os que desejam lhe integrar.

Fonte: Da redação, com Apostolado da Oração de Portugal