Em: | Comunidades

COMUNIDADE SANTO ANTÔNIO

Postado em 09 maio 2017 por Paróquia São José de Osvaldo Cruz

18320634_424255694622437_4177899065950380422_o

O sonho de uma comunidade!

É certo que para cada tempo, de acordo com as dificuldades de um povo, Deus sempre enviou seus Santos para dar norte, força, esperança e unidade a todos.

No ano de 2012, nasceu no coração do Pe. Marcos Leite Azevedo-CP, o desejo de construir em um novo Bairro do município de Osvaldo Cruz-SP, Bairro Monte Líbano, uma Capela, desejo este, que viária a materializar um sonho “já sonhado” no coração de Deus!

E assim, no dia 13 de junho de 2012, é realizada a primeira missa da comunidade “ainda sem um padroeiro”, na rua mesmo, frente à residência do casal Cida e Rogério e Sr Manuel (falecido em 2015) onde o Pe Marcos solicitou a estes casais e também ao casal Rose e Carlos, que pudessem compor uma Coordenação” para tratar de atividades religiosas no bairro onde durante as missas seguintes foram abertas votações para escolha do nome do padroeiro da comunidade onde 18 votos definiram que o padroeiro seria o humilde Franciscano Antônio, “Santo Antônio”.

No ano de 2015 a Mitra Diocesana adquiriu um terreno para construção de uma capela na Rua Jaciro Gumieiro cuja Cruz com o símbolo Passionista foi plantada em 13 de junho do mesmo ano.

Em junho de 2017, a comunidade completará 05 (cinco) anos de vida e o desejo de um Padre que foi sonhado por Deus, tem ganhado corpo a cada dia. Temos uma madrinha, a comunidade Rosa Mística que através da sua coordenação nos apoia, auxilia, colabora com paramentos e outras tantas necessidades.

Para uma comunidade pronta, algumas coisas vão deixando de ser comentadas, até por que os anos nos deixam um tanto que “automáticos”, mas para nós, cada passo é uma graça e nos alegramos em partilhar que no ano de 2014 realizamos nossa primeira campanha da fraternidade e campanha do natal; alegramo-nos em 2015 quando realizamos nosso primeiro Tríduo e juntamente com nossa madrinha, Comunidade Rosa Mística tivemos nossa primeira participação na procissão de Corpus Chirst. Em 2016 durante setembro e outubro realizamos celebrações nas casas, como todas as outras comunidades, celebrando o mês da Bíblia e mês Missões. Como dissemos, tudo é graça, temos a capelinha que é coordenada pela Luzia, temos músicos que nos socorrem em nossas missas que acontecem todas as segunda quinta feira de cada mês, temos estudo Bíblicoo todas as segunda feiras que a exemplo da missa acontece no salão do centro comunitário do bairro Nelson Cavalini para assim, melhor abrigar os fiéis. Em fevereiro de 2017, fizemos nosso primeiro bazar da pechincha, e outra graça vimos ser realizada, Santo Antônio intercedeu por nós e caímos nas graças da comunidade que já pede outro bazar!

Recentemente nossa alegria e gratidão a Deus, se deu por conta da possibilidade de celebrar pela primeira vez em nossa comunidade a benção da garganta e a distribuição das cinzas onde tivemos a grata oportunidade, na quarta feira de cinzas, enviar a coleta deste dia ás missões da congregação na África, e assim, Santo Antônio segue escrevendo sua história, e nós nos sentimos privilegiados em fazer parte dela. Para nós tudo é graça!!

Pouco a pouco vamos nos firmando como comunidade, que sim, anseia por um capela construída, mas que, até que isso não aconteça, estamos nos construindo como povo de Deus nos encontrando nas casas, no centro comunitário, na vida em comunidade!!

Que Santo Antônio nos abençoe a todos!!!