Dom Amilton é Ordenado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Curitiba -PR

Postado em 09 setembro 2017 por Paróquia São José de Osvaldo Cruz

21740128_485236508524355_5672008975902318194_n

Foi realizada na ultima sexta-feira, dia 08 de setembro, na cidade  de Curitiba, estado do Paraná, a Solenidade de Apresentação de Dom Amilton Manoel da Silva e Dom Francisco Cota de Oliveira, como Bispos Auxiliares da Arquidiocese de Curitiba-PR. Neste dia tão importante para Dom Amilton, a Paróquia São José de Osvaldo Cruz-SP, representada pelo nosso paróco Marcos Leite Azevedo, CP e também vários fieis que não poderiam deixar de estar presente.

Com a procissão de entrada iniciou-se a Celebração Eucarística presidida por Dom José Antônio Peruzzo, que acolheu fraternamente os novos bispos. Durante a celebração houve diversas manisfestações de acolhida pelo Presidente do Regional Sul II,  Dom Mauro Aparecido dos Santos, pelo Padre Ivael Jesus do Nascimento, Coordenador Geral do Clero de Curitiba. Pelo Representante da Conferência Religiosa do Brasil, Irmão Pedro. Os Leigos e Leigas  de Curitiba representdos pelo Sr André Luz e Sra. Ana Josiele.

Após a comunhão os novos bispos dirigiram palavras de agradecimento a todos os presentes. Houve também a oração e benção dos simbolos missionários, a Cruz, a Imagem de Nossa Senhora da Luz e a Bíblia, que foram entregues aos coordenadores de diversos setores.    Estiveram também presentes autoridades civis e militares, arcebispos e bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas e um grande número de fiéis da Arquidiocese de Curitiba, da Diocese de Divinópolis – MG e das  Dioceses de Marília e São Paulo.

Na tarde do mesmo dia, conforme a programação,  em homenagem à Santa Padroeira, aconteceu, às 16h00, o terço no Santuário de Nossa Senhora de Quadalupe e após a procissão que seguiu até Basílica de Curitiba onde aaconteceu a missa presidida pelos recém ordenados bispos Dom Amilton Manoel da Silva e Dom Francisco Cota de Oliveira. Lembrando que o terço e a  procissão contou com a participação do Padre Reginaldo Manzotti.

Curiosidade: A festa em Louvor à Santa decorre por ser a cidade de Curitiba, dedicada à Nossa senhora da Luz, invocada também pelo nome de Nossa Senhora da Candelária ou ainda Nossa Senhora da Puricarificação.

História da Cidade

Conta a história que na segunda metade do século XVII foi encontrada uma pequena povoação no sítio dos Pinhais, onde em 1659 seria fundada a Vila de Nossa Senhora da Luz, ali os penetradores do sertão ergueram uma ermida à Senhora da Luz. Com o passar do tempo notaram que a imagem da Virgem tinha sempre os olhos voltados para os campos aos quais os índios chamavam de Curitiba (Pinhais).

Aquela região era dominada pelos caingangues. Tal foi a insistência da Virgem, que os sertanejos resolveram sondar a possibilidade da conquista do sítio. Armados como para uma guerra seguiram para a esplanada dominada pelos bárbaros caingangues, prontos para o combate. Em vez da luta, prevista como certa, o que ocorreu foi a acolhida generosa e cordial. Os arcos foram jogados no chão em sinal de paz e a cuia de mate, símbolo da hospitalidade, foi oferecida ao chefe índio, rodando depois pelos guerreiros brancos.

Pascom – Paróquia São José de Osvaldo Cruz-SP.

Texto e fotos: Carla Dias

Confira as fotos: