ESCOLA DE COMUNICAÇÃO PAULO APÓSTOLO “IGREJA E REDES SOCIAIS”

Postado em 28 agosto 2017 por Paróquia São José de Osvaldo Cruz

21125597_882351695248600_3708356138882678382_o

Aconteceu na tarde do último sábado (26) a 4ª Aula da Escola de Comunicação Paulo Apóstolo. O tema foi Igreja e Redes Sociais com o Seminarista Danilo Cordeiro Silva, da Diocese de Marília, licenciado em Filosofia pela Faculdade João Paulo II de Marília-SP e graduando em Teologia pela mesma faculdade. É membro da Pascom Diocesana e colaborador da Rede de Comunicação No Meio De Nós.

Há algum tempo, imaginava-se que a internet fosse apenas um instrumento de comunicação. Hoje, percebe-se que, mais do que um meio, ela tornou-se modo de vida, ambiente onde as pessoas verdadeiramente constroem relações, trabalham e vivem. Isso porque o homem moderno habita nestes dois mundos ao mesmo tempo, mesclando-os. Um fenômeno que chama a atenção dentro do mundo digital é o das redes sociais. Por constituírem uma nova forma de relação e encontro entre as pessoas, estas redes figuram entre as preocupações da Igreja.

Além de ser meio de evangelização, as redes sociais são importantes na medida em que tornam-se novo ambiente onde o homem pode ser encontrado, com suas alegrias, medos e esperanças. As redes sociais, para além de instrumento de evangelização, podem ser um fator de desenvolvimento humano. Por exemplo, em alguns contextos geográficos e culturais onde os cristãos se sentem isolados, as redes sociais podem reforçar o sentido da sua unidade efetiva com a comunidade universal dos fiéis. As redes facilitam a partilha dos recursos espirituais e litúrgicos, tornando as pessoas capazes de rezar com um revigorado sentido de proximidade àqueles que professam a sua fé. O envolvimento autêntico e interativo com as questões e as dúvidas daqueles que estão longe da fé, deve-nos fazer sentir a necessidade de alimentar, através da oração e da reflexão, a nossa fé na presença de Deus e também a nossa caridade operante: «Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, sou como um bronze que soa ou um címbalo que retine» (1 Cor 13, 1).

No ambiente digital, existem redes sociais que oferecem ao homem atual oportunidades de oração, meditação ou partilha da Palavra de Deus. Mas estas redes podem também abrir as portas a outras dimensões da fé. Na realidade, muitas pessoas estão a descobrir – graças precisamente a um contacto inicial feito on line – a importância do encontro direto, de experiências de comunidade ou mesmo de peregrinação, que são elementos sempre importantes no caminho da fé. Procurando tornar o Evangelho presente no ambiente digital, podemos convidar as pessoas a viverem encontros de oração ou celebrações litúrgicas em lugares concretos como igrejas ou capelas. Não deveria haver falta de coerência ou unidade entre a expressão da nossa fé e o nosso testemunho do Evangelho na realidade onde somos chamados a viver, seja ela física ou digital. Sempre e de qualquer modo que nos encontremos com os outros, somos chamados a dar a conhecer o amor de Deus até aos confins da terra.

Enquanto de coração vos abençoo a todos, peço ao Espírito de Deus que sempre vos acompanhe e ilumine para poderdes ser verdadeiramente arautos e testemunhas do Evangelho. «Ide pelo mundo inteiro, proclamai o Evangelho a toda a criatura» (Mc 16, 15).

Vaticano, 24 de Janeiro – Festa de São Francisco de Sales – do ano 2013. BENEDICTUS PP. XVI

Deixe um comentário

Validação de segurança: *

Advertise Here
Advertise Here
janeiro 2018
D S T Q Q S S
« dez    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031