O valor da Pastoral Vocacional/ SAV no caminhar da Igreja

Postado em 20 maio 2015 por Paróquia São José de Osvaldo Cruz

pastoralvocacionalA Pastoral Vocacional, também chamada Serviço de Animação Vocacional (SAV), é responsável por identificar aqueles que podem seguir na vida religiosa e ajudá-los a descobrir se este é o caminho que desejam trilhar. Se positivo, dão lhe recursos para crescer nos estudos e na vivência da vida de irmãos, irmãs, sacerdotes, leigos consagrados, entre outros. No entanto, há um grave engano em pensar que a PV apenas atende aos jovens que optam por essa vida. O casamento, o laicato e a própria vida são vocações. Buscar orientação junto a eles nas dúvidas, inquietudes e desejos é dever, não importa o que se deseja fazer por Deus e com Deus!

Missão

Falar da vocação e das vocações significa falar da realidade mais profunda da pessoa. Não se trata apenas de buscar a satisfação de um mero desejo pessoal ou de se sentir realizado em determinadas tarefas gratificantes. É um processo que se passa ao nível mais profundo da pessoa. O mais importante e decisivo é a resposta ao chamado a seguir Jesus na Igreja e a continuar a sua missão no mundo, que pode levar à consagração total da pessoa.

Qualquer tipo de vocação assumida nesta perspectiva abre para um projeto belo e nobre de realização da pessoa humana nas suas mais profundas aspirações: no dom de si, na relação com os outros, na transformação da sociedade e do mundo, segundo o projeto salvífico de Deus. A ação vocacional procede da decisão amorosa e maternal da Igreja de prestar o melhor serviço a todas e a cada uma das pessoas, para serem elas mesmas segundo o projeto de Deus, para descobrirem “o dom de Deus” e o Seu amor incondicional e único e para assumirem o serviço salvífico que devem prestar na Igreja e no mundo. A ação vocacional tem como dever “premente e irrecusável anunciar e testemunhar o sentido cristão da vocação”, a boa notícia do chamado.

O povo cristão tem direito a escutar este “Evangelho da Vocação”. A ação vocacional deve procurar atingir todas as pessoas, em todas as idades e ao longo de toda a vida. A pastoral vocacional não conhece fronteiras; dirige-se a todos e não apenas a algumas pessoas privilegiadas, porque todo o ser humano tem o desejo de conhecer o sentido da vida e do seu lugar na história; é uma proposta contínua que não acontece apenas uma vez na vida; não é só para jovens, pois o convite do Senhor a segui-lo dirige-se a todas as idades e a vocação considera-se plenamente realizada na hora da morte.

Com informações da CNBB