Pastoral Carcerária

Postado em 22 março 2014 por Paróquia São José de Osvaldo Cruz

Pastoral Carcerária

O projeto continua: Conhecendo nossa Igreja, que tem como finalidade entrevistar os coordenadores de pastorais, grupos, movimentos e comunidades para mostrar como nossa Igreja é rica. Atraindo assim mais pessoas que sentem o chamado de servir de alguma forma,a segunda é a Pastoral Carcerária, que tem como coordenador o Sr. Valdomiro.

• Sr. Valdomiro, nos conte um pouco sua vida na Igreja, desde quando está em atividade na Igreja?

R- Eu entrei na Renovação Carismática Católica em 1997, mas não costumo dizer o tempo que estou e minha “função”, eu costumo dizer o que importa é o hoje e o que estou fazendo. Quando me pergunto, digo que tenho um dia.

•  Porque escolheu e quando ingressou na Pastoral Carcerária?

R- Estou na Pastoral Carcerária à 8 anos, mas porque escolhi, foi o chamado de Deus . O Sérgio era o coordenador, aí eu sempre ficava ajudando ele, quando surgiu o convite, comecei a participar e gostar. Ele queria uma pessoa para substituí-lo e não encontrava, quando entrei me colocaram e estou até hoje.

• Muitos desconhecem as nossas Pastorais, como funciona a Pastoral Carcerária?

R-  É a Pastoral que mais sofre preconceito e críticas, praticamente não conseguimos arrecadar nada. Não entra qualquer pessoa para realizar as visitas, fazemos um curso, reciclagem e temos uma carteirinha, só com ela podemos entrar na unidade prisional.  Algo interessante que o nosso Bispo Dom Luiz nos deu todo o apoio necessário.

Nós realizamos visitas, partilhamos a Boa Nova e ajudamos de forma que possa amenizar a “estadia” deles. Como algumas vezes nos deparamos com uma pessoa que precisava de um óculos, pegamos a receita e a igreja providenciou o mesmo, ou bengalas quando necessário. Já levamos mais de 1600 terços, revistas religiosas e etc. Muitos questionam se eles rezam, não sei dar a respostas, contudo, posso dizer que é um interesse deles, são eles que pedem para nós e ficam felizes ao recebê-los, é um sinal de fé, de querer algo melhor para eles. Existem pessoas que cumpriu a sua dívida, que nos escrevem agradecendo nossas visitas.

• Quantos membros atuam nela?

R – Hoje temos 8 membros .

• Quantas pessoas estão recebendo visitas?

R- O presídio de Osvaldo Cruz tem capacidade para 780 detentos, porém ele está com 1500. Nós entramos, no entanto, não sabemos se voltamos é para chamado mesmo. Passamos por muitas histórias lá dentro, a pessoa que ingressa nessa pastoral deve ter uma “cabeça”, porque algumas vezes somos testados em nosso serviço.

• Que dificuldades são enfrentadas?

R – Temos problemas com o preconceito, muitos criticam, porém não encontramos ninguém para nos apoiar e participar.

• Sr. Valdomiro, a senhor tem algum convite para os paroquianos que se interessem em participar nesse trabalho pastoral?

R- . Nos queremos pessoas mais jovens, que participam de verdade com ideias renovadas,convidamos  nossos jovens a participar ver apenas e se caso interessar participar

Valdomiro Coordenador

Valdomiro