Pastoral da Acolhida: braços e portas abertas para os fiéis

Postado em 11 junho 2015 por Paróquia São José de Osvaldo Cruz

acolher_g02Hoje falamos sobre a Pastoral da Acolhida, que tem forte presença em nossa Igreja e trata de expressar, na humanidade de cada membro, a alegria de receber cada irmão.

No exercício de acolher, o primeiro passo é enxergar os irmãos da forma como Jesus os enxergaria. Isso é atitude cristã que requer disposição e muita vontade em cumprir com as ordens do Mestre. Em nossas famílias, em nossa cultura, a acolhida aos hóspedes, as visitas que chegam a nossas casas, sempre foi uma atitude alegre e de muita atenção a quem nos recorre.

O serviço prestado pela Pastoral da Acolhida é um trabalho de muita dedicação com o objetivo de fazer com que os paroquianos e visitantes se sintam à vontade em nossas igrejas, para garantir uma boa relação entre todos e a satisfação em estar presente naquele local.

As principais funções desta pastoral são acomodar as pessoas nos bancos, recebê-las na entrada, dar informações, entregar folhetos ou jornais, acompanhar os padres e ministros na distribuição da comunhão e outras mais. Os membros da Acolhida têm bem claro que é preciso sempre receber a todos com alegria, dar boas-vindas, dirigir a todos palavras de conforto e esperança tendo sempre estampado no rosto o amor próprio dos cristãos.

Certamente as pessoas quando são bem recebidas em nossas Igrejas, retornam às suas casas mais felizes e agradecidas, com vontade de participar e ser membro da comunidade. Os agentes da Pastoral da Acolhida articulam a comunicação na comunidade; garantem uma imagem da Igreja como Mãe acolhedora, além de estar em contato direto com os sentimentos e desejos do povo de Deus.

Caso haja interesse, é possível a todo fiel tornar- se parte dela; bastando ter a boa vontade, facilidade para recepção e relação com nossos paroquianos, sendo necessário falar com o sacerdote ou a secretaria de nossa Matriz.

Colaborou Paróquia Santa Edwiges- São Paulo/SP