Pastoral da Esperança- Fonte de Consolação

Postado em 07 janeiro 2016 por Paróquia São José de Osvaldo Cruz

A Pastoral da Esperança é a presença amiga, fraterna e solidária da comunidade eclesial junto àqueles que passam por um momento de dor com a perda de um ente querido, prestando solidariedade, conforto e apresentando súplicas para os defuntos e ao mesmo tempo dá aos vivos o consolo da esperança. A Pastoral deve lembrar aos presentes que a vida cristã não está limitada à realidade terrena, mas perpassa esse tempo e esse lugar. O Senhor Ressuscitado é o modelo perfeito da nossa realidade futura, o que nos anima na superação deste momento (cf. Jo11,25; Rm 6,4; Ef 2,6; Cl 3,1; 2 Tm 2,11).

maos-dadas

Entre os objetivos da Pastoral, estão a busca do conforto espiritual das famílias enlutadas (através de celebrações bem preparadas, visitas, presença etc), o cuidado em assistir estas famílias nos velórios e, em alguns casos, a realização da celebração das exéquias, considerando o profundo sentido pascal da morte cristã, a sensibilidade dos presentes e a necessidade de se aproveitar o momento para trazer o real sentido da morte.

São comumente realizados encontros de oração nas residências destas famílias, onde se evangeliza e mostra que não se reza apenas pela morte, mas sim pela ressurreição, pela vida eterna. Para os homens e mulheres atuantes, é importante aproveitar o momento de sensibilidade humana para falar da esperança a todos e da necessidade da fé na ressurreição dos mortos como ponto central da vida cristã.

Condições para o exercício da missão na Pastoral

O agente da Pastoral da Esperança deve:

• ser uma pessoa de esperança, acolhedora, atenciosa e devidamente preparada;
  • dar testemunho de vida cristã;
  • ser disponível para as necessidades da comunidade eclesial;
  • ter sensibilidade para o sofrimento humano e estar preparado para o conforto humano com uma Palavra de Esperança diante da dor e das necessidades da vida cristã dos familiares.

Entre as atividades da Pastoral estão as reuniões, retiros, cursos e preparação de celebrações nos cemitérios, em alguns casos, no Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia de Finados (essas celebrações podem acontecer nos cemitérios ou nas comunidades).

Organização da Pastoral

A Pastoral da Esperança é organizada a nível Paroquial e é composta de:

• um (a) coordenador (a) paroquial;
  • membros das diversas comunidades que formam a Paróquia.

Relação com as demais pastorais

A Pastoral da Esperança realiza suas atividades integradas às Pastorais Familiar, da Liturgia e da Saúde.

Adaptado de: Paróquia Nossa Senhora da Conceição/ Resende- RJ