Pastoral da Sáude

Postado em 22 janeiro 2014 por Paróquia São José de Osvaldo Cruz

Pastoral da Saúde

Inicia o Projeto: Conhecendo nossa Igreja, que tem como finalidade entrevistar os coordenadores de pastorais, grupos, movimentos e comunidades para mostrar como nossa Igreja é rica. Atraindo assim mais pessoas que sentem o chamado de servir de alguma forma,a primeira é a Pastoral da Saúde, que tem como coordenadora a Sra. Rosa Baságlia

• Sra. Rosa, nos conte um pouco sua vida na Igreja, desde quando está em atividade na Igreja?

R- Eu entrei na Igreja aos 11 anos, a quase 60 anos atrás. Entrando nas goretinhas, usávamos fitinhas verdes na cabeça, depois o grupo alterou o nome para Santa Inês. Depois fui para o grupo Pio IX das Filhas de Maria. Meu pai fazia coleta com uma sacola vermelha em todas as missas, trazia em casa, nós contávamos, quando faltava um real para dez reais por exemplo, nos completávamos. Fui crescendo nesse clima, com 11 quase 12 anos comecei a dar catequese, fiquei quase quarenta anos na catequese.

•  Porque escolheu e quando ingressou na Pastoral da Saúde?

R- Quando o Padre Arlindo veio para a nossa cidade, ele deu ênfase para a pastoral indo para todas as comunidades, já que a Matriz não tinha responsável assumi e depois tinha a Cidinha Batista que era do meu tempo, ficando uns dez anos, porém ela ficou doente com mal de Alzheimer, acabei assumindo a coordenação da cidade.

• Muitos desconhecem as nossas Pastorais, como funciona a Pastoral da Saúde?

Nós recebemos notícias de todas as cidades que tem a pastoral e temos a coordenadora geral da diocese que ela responsável por nós, o nosso Diretor Espiritual é o Padre Dominguinhos, padre de Mariápolis, a pastoral tem aproximadamente trinta anos que existe aqui, a Sra. Leonice que iniciou. Faz doze anos que estou nela. Nós fazemos visitas nas casas e nos hospitais, oferecemos ajuda espiritual e material, o Padre Hêlio que nos acompanha.

Temos reunião toda a primeira quinta feira a cada dois meses, o padre vai, fazemos a leitura e reflexão e depois discutimos. Também temos uma missa, ela acontece na  primeira sexta feira do mês às quinze horas é realizada a missão em intenção aos enfermos, no qual a oferta é destinada a pastoral. Uma curiosidade no santo padroeiro é São Camilo de Lellis, que é comemorado no dia 14 de julho.

• Quantos membros atuam nela?

R – Hoje temos vinte e cinco membros atuantes, quando entrei se tinha falado em sessenta, no entanto são todas que participam.

• Vocês participam de algum curso, reciclagem e/ou reuniões?

• Que dificuldades são enfrentadas?

R – Temos problemas com novos agentes que depois da primeira visita não aparece mais  pelo choque de realidades, bastantes dificuldades sem novas ideias

• Dona Rosa, a senhora tem algum convite para os paroquianos que se interessem em participar nesse trabalho pastoral?

R- . Nos queremos pessoas mais jovens, que participam de verdade com ideias renovadas,convidamos  nossos jovens a participar ver apenas e se caso interessar participar

Sra. Rosa Baságlia – Pastoral da Saúde