Em: | Santo do Dia

SANTO EUGÊNIO

Postado em 08 julho 2017 por Paróquia São José de Osvaldo Cruz

Eugene-de-Mazenod-

Santo do Dia 08 de julho foi um homem que zelou com muita dedicação pela salvação das almas, de modo que chegou a passar por inúmeros sofrimentos por conta disso. Santo Eugênio deixou uma história de testemunho.

Ao olharmos para a história vemos que, praticamente, um a cada três Papas foi declarado oficialmente santo. Isso aconteceu com o santo do dia 08 de julho, Santo Eugênio. Ele foi para a Igreja o homem certo no tempo certo.

O santo do dia de hoje nasceu no final do século XI, em Pisa, na Itália. Após sua ordenação, consagrou-se a Deus como sacerdote. Depois optou por abandonar todas as suas funções e viver como monge.

São Bernardo, um grande reformador da vida monástica foi quem acolheu Santo Eugênio e o ajudou na busca da santidade e também no governo da Igreja, já que inesperadamente aquele simples monge foi eleito para sucessor na Cátedra de Pedro.

Naquela época, Roma sofria uma grande agitação de Arnaldo de Bréscia. Este reclamava instituições municipais com eleições diretas dos senadores. Acredita-se que este pode ter sido o motivo pelo qual chegou a impedir a ordenação e posse de Santo Eugênio, já que o santo do dia de hoje havia sido eleito pelo Espírito Santo, numa instituição de origem divina.

Como papa, Santo Eugênio passou por muitas dificuldades durante o governo da Igreja. Uma das provas disso, foi que por muitas vezes ele precisou sair de Roma. Mas ele não deixava que estes momentos ficassem seu testemunho de fé. Santo Eugênio aproveitava para evangelizar em outros locais, como Itália e França.

Além de promover quatro Concílios e também lutar pela restauração dos santos costumes, o santo do dia de hoje zelou pelas almas e passou sofrimentos por isso.



ORAÇÃO PARA O SANTO DO DIA

Com fé em seu coração, repita:

Deus nosso Pai, nós te damos graças por ter chamado Eugênio De Mazenod a seguir o Cristo salvador e evangelizador. Tendo um grande amor pelo teu filho, Jesus, e partícipe de sua compaixão pela humanidade, se pôs incondicionalmente a serviço de vossa igreja para evangelizar os pobres, enviando missionários para todas as partes do mundo.

Concedei-nos, pela sua intercessão, arder com um amor vivo a Cristo, que nos estimule para a santidade e a missão. Ensinai-nos a construir comunidades que sejam sinais de vosso amor totalmente entregues à evangelização.

Que Maria Imaculada seja para nós mãe e guia em acolher o Cristo e em fazer que Ele seja conhecido pelo mundo, do qual Ele é o Salvador. Amém.

Deixe um comentário

Validação de segurança: *

Advertise Here
Advertise Here