Em: | Santo do Dia

São Cosme e São Damião

Postado em 26 setembro 2017 por Paróquia São José de Osvaldo Cruz

cosme-e-damiao

São Cosme e São Damião nasceram na Arábia, no século III. Cristão de família abastada, os dois irmãos gêmeos estudaram medicina e trataram os enfermos da região da Cilícia, onde hoje está a Turquia. Segundo o padre Josevaldo Nascimento, da paróquia São Cosme São Damião, na liberdade, única de Salvador, os dois irmãos ficaram conhecidos na época por conta de suas habilidades em tratar as doenças tanto com a medicina quanto com a “palavra de Deus”. Eles começaram a ganhar reconhecimento na região, entre os cristãos e entre os pagãos, o que causou preocupação por parte do imperador da época, que era romano e cultuava deuses não cristãos. Os irmãos Cosme e Damião foram levados ao imperador, que os obrigou a adorar os deuses pagãos. Eles se recusaram, por serem cristãos e difundirem a palavra do senhor, e foram martirizados por conta disso, por terem representado um perigo aos pagãos. Por conta do episódio, a fama dos irmãos já estava tão grande,segundo o estudioso, que a eles foram atribuídos milagres de pessoas curadas de enfermidades,o que fez, no século VI, quando já canonizados, que a igreja construísse a basílica de Cosme e Damião, próxima ao Coliseu de Roma. No Brasil, o culto aos santos veio com os portugueses durante a colonização.