SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO – Paróquia São José realiza Celebração e Procissão do Senhor Morto

Postado em 15 abril 2017 por Paróquia São José de Osvaldo Cruz

17972292_410816289299711_8257852486079189527_o

Aconteceu nesta última sexta-feira Santa (14) às 17h00, na Paróquia São José de Osvaldo Cruz a Celebração e a Procissão do Senhor Morto. Este é um dos dias mais marcantes da Semana Santa e também o único dia do ano em que não acontece a consagração eucarística. O silêncio, o jejum e a oração devem marcar esse dia como forma de profundo respeito a quem deu a vida para nos salvar. A celebração foi presidida pelo pároco Pe. Marcos Leite Azevedo, CP ,  em sua homilia nos fez lembrar o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo e nós percebemos que o acontecimento da paixão foi marcado por muitas injustiças, que ela foi marcada pela falta de misericórdia, marcada pela falta de amor, um homem apaixonado, julgado de forma tão injusta, tratado de forma tão vil, colocado no coração de um povo sem alma e sem espírito e condenado a crucificação.

Assim cada um de nós, mesmo não estando enfrentando a realidade do luto, mesmo não estando passando pelo sofrimento da morte, nós trazemos em nós algum sofrimento, são muitas as cruzes que hoje nos incomoda, as dificuldades que enfrentamos, as realidades que nos chateiam, as situações tão adversas.  É possível ver no rostos sofrido de Jesus Cristo o sofrimento de muitos. Padre Marcos disse que muitas vezes somos como Cristo, sofrido, injustiçado, mal compreendido, mas que a falta de esperança não deve falar mais alto em nossa vida, que a falta de esperança não pode  matar em nós o que existe de vida. Pe.Marcos disse que devemos viver nesta Sexta-feira a certeza de que é pelo sofrimento que seremos conduzidos a gloria, de que é pelo sofrimento que seremos conduzidos a vitória. Que o sofrimento não tem força, o sofrimento não tem poder de apagar em nós a esperança, o sofrimento não tem poder de destruir em nós a alegria que Jesus nos mereceu.

No final da celebração, centenas de fiéis participaram da procissão do Senhor Morto, caminhando com velas acesas nas mãos, rezando, cantado, meditando pelas ruas da cidade. Após a procissão os fieis voltaram a igreja para a benção final e o beijo na cruz.

A nossa vida muitas vezes pode se confundir com a vida de Jesus, mas que nós tenhamos a certeza de que nós não estamos sós, que  jesus caminha conosco em todos os momentos da nossa vida.

PASCOM –  PARÓQUIA SÃO JOSÉ DE OSVALDO CRUZ-SP