Vaticano divulga tema do Dia Mundial da Comunicação Social 2016

Postado em 30 setembro 2015 por Paróquia São José de Osvaldo Cruz

A sala de imprensa da Santa Sé divulgou nesta terça-feira, 29, o tema do 50º Dia Mundial da Comunicação Social, que será celebrado no dia 8 de maio de 2016, no domingo que precede a Festa de Pentecostes.

4745redesocial

“Comunicação e Misericórdia: um encontro fecundo” foi o tema escolhido pelo Papa Francisco, em concomitância com o Jubileu da Misericórdia, que será celebrado também no próximo ano.

Segundo comunicado do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, com a escolha, o Santo Padre almeja que o Dia Mundial das Comunicações Sociais seja uma ocasião propícia para refletir sobre as “sinergias profundas entre comunicação e misericórdia”.

A Mensagem do Papa para a ocasião será divulgada, como já é tradição, no dia 24 de janeiro. Data em que se celebra a Festa de São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas.

Leia o comunicado na íntegra:

A escolha do tema deste ano, foi certamente determinada pelo Jubileu extraordinário da Misericórdia e sem dúvida, o Santo Padre almejou que o Dia Mundial das Comunicações Sociais, oferecesse uma ocasião propícia para refletir sobre as sinergias profundas entre comunicação e misericórdia.

Na Bula de proclamação do Ano Jubilar, no número 12, o Papa afirma que: “a Igreja tem a missão de anunciar a misericórdia de Deus, coração pulsante do Evangelho, que por meio dela deve chegar ao coração e à mente de cada pessoa” e, no mesmo número, o Papa acrescenta: “A sua linguagem e os seus gestos, para penetrarem no coração das pessoas e desafiá-las a encontrar novamente a estrada para regressar ao Pai, devem irradiar misericórdia”.

É oportuno recordar, a este propósito, que nos situamos no contexto de uma comunicação que é lugar privilegiado para a promoção da cultura do encontro.

O Papa nesta ocasião se refere à linguagem e aos gestos da Igreja, mas na perspectiva indicada, cada homem e mulher de hoje, na própria comunicação, no ir ao encontro do outro ou da outra, devem ser animados por uma profunda dimensão de acolhimento, de disponibilidade, de perdão.

O Tema evidencia que uma boa comunicação pode abrir um espaço para o diálogo, para uma compreensão recípocra e a reconciliação, permitindo que desta maneira brotem encontros humanos fecundos. Em um momento no qual nossa atenção, tantas vezes se volta a natureza centralizada e arbitraria dos múltiplos comentários das mídias sociais, este tema quer concentrar-se sobre o poder das palavras e dos gestos, para superar as incompreenções, para curar as memórias, para construir a paz e a harmonia.

Outra vez, Papa Francisco, ajuda a descobrir que no coração da comunicação existe, antes de tudo, uma profunda dimensão humana. Comunicação que não é somente uma “atual ou moderna tecnologia, mas uma profunda relação interpessoal.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais, único dia estabelecido pelo Concílio Vaticano II (Inter Mirifica, 1963) vem celebrado em muitos países, sob a recomendação dos bispos do mundo, no Domingo que precede a Festa de Pentecostes (em 2016, será 8 de maio).

A Mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial das Comunicações Sociais vem tradicionalmente publicada na ocasião da Festa de São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas (24 de janeiro).

Fonte: Canção Nova